eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-5
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rs-rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16
Organizada pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) e pelo Sindióptica-RS, a feira reafirmou sua relevância ao reunir os principais players do mercado em um ambiente propício para novos negócios. Foto: divulgação

Ajorsul Business 2025 destaca inovação e a força da sustentabilidade no setor

A XVIII Ajorsul Business 2025 encerrou seu terceiro dia de atividades na Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS), consolidando-se como um evento essencial para os setores de joias, semijoias, óptica e relojoaria. Andrea Rocho Neumann, presidente da Ajorsul, destacou o impacto positivo do evento para expositores e visitantes.

“A Ajorsul Business é um ponto de encontro estratégico para o setor, onde conseguimos fortalecer relações comerciais, identificar novas oportunidades e acompanhar as principais tendências que estarão no mercado nos próximos meses. A edição deste ano superou as expectativas, tanto em volume de negócios quanto na qualidade das experiências proporcionadas aos participantes”, disse.

O evento apresentou inovações no design de joias, com forte presença de brincos de argola em diversos tamanhos, além de peças inspiradas em elementos naturais, como flores e pedras preciosas coloridas. O conceito de exclusividade também esteve em alta, com designs assimétricos e alianças que exploram combinações inusitadas de metais e acabamentos.

No setor óptico, as tendências apontaram para armações minimalistas e leves, além da consolidação dos óculos oversized como acessório de destaque. Os avanços tecnológicos também foram evidentes, com lentes de alta performance e soluções inovadoras para conforto e proteção visual.

Além da exposição, o público também pôde acompanhar palestras voltadas ao setor no terceiro dia do evento. Flavia Luce proporcionou aos participantes uma palestra impactante sobre o protagonismo e o upcycling no setor de joias e óptica. Com uma abordagem centrada no reaproveitamento de materiais, Flavia destacou como o upcycling pode ser uma estratégia valiosa não só para reduzir o impacto ambiental, mas também para fomentar a inovação e criar novas oportunidades no mercado. Já Gabriela Delazeri, especialista em vitrininismo sustentável, conduziu uma discussão sobre como as vitrines podem ser projetadas de forma ética e ambientalmente responsável.

As empresas do segmento se preparam agora para o outro grande evento tradicional no Rio Grande do Sul, a XXXV Ajorsul Fair Mercoóptica. A edição de 2025 acontecerá de 25 a 27 de setembro, em Gramado.

Redação: Marcelo Matusiak

Sobre a Ajorsul

A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos segmento representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no RS Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 51 98690-6969 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no RS Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 51 98690-6969 rede@brasilinovador.com.br