Foto: divulgação

ACI: Grupo Sinos apresenta suas práticas de gestão de pessoas

Dando sequência às visitas às empresas em que atuam os seus integrantes, o Comitê Regional de Recursos Humanos da ACI, sob a coordenação de Jéssica Leuck, realizou reunião mensal na sede do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo, nesta quarta-feira, 20.

O CEO, Fernando Alberto Gusmão, e o gerente de desenvolvimento Humano, Luís Mendes, receberam e apresentaram aos visitantes as práticas de gestão de pessoas de empresa jornalística, que atua há 67 anos no mercado e tem como principal veículo o Jornal NH, além de reunir outros seis jornais, duas revistas, uma emissora de rádio e uma prestadora de serviços de impressão para terceiros.

A empresa conta com 155 associados (denominação dada aos funcionários), que contam com uma série de benefícios, de restaurante à possibilidade de aquisição de ações. “O Grupo Sinos trabalha fortemente a comunicação interna para que todos os associados estejam informados e atualizados”, disse Mendes, que destacou a utilização de ferramentas como internet, e-mail, murais e endomarketing.

No seu dia a dia, são desenvolvidos diversos programas, como o Sinos da Inclusão, voltado à inclusão de portadores de necessidades especiais, mas também para destacar momentos especiais. O tilintar do sino indica as boas-vindas da empresa a pessoas com deficiência e visitas ilustres, o início de uma reunião marcante ou o cumprimento de uma meta pela equipe.

Multiplicadores do conhecimento

Outro projeto de sucesso denomina-se Multiplicadores do conhecimento e envolve associados treinados para estimular o desenvolvimento de competências, reconhecendo talentos internos e, principalmente, elucidando a disseminação de conhecimentos entre os colegas.  “As ações são de simples execução e baixo investimento. Além disso, trabalham o reconhecimento, permitem que boas práticas sejam compartilhadas com outros negócios e contam com a participação efetiva da alta direção da empresa, interferindo diretamente no engajamento”, acrescentou Luís Mendes.

Papel do endomarketing

O endomarketing desempenha papel fundamental na empresa, que promove ações de engajamento e motivação alinhadas aos seus valores. Fortalece a comunicação interna, melhor a cultura organizacional e ajuda a impulsionar os resultados dos negócios. Entre outras, são desenvolvidas ações como Quinta da Família (familiares de associados visitam a sempre, conhecem o local de trabalho do pai ou da mãe e participam de um jantar coletivo), de integração entre áreas e colegas, jubilados, iniciativas de arrecadação de festa e final de ano.

Ao final da apresentação, os visitantes conheceram as dependências da empresa.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br