Evento recebeu o economista Marcos Troyjo, que abordou o atual momento da economia mundial. Crédito: Anderson Gradischer

ADVB/RS: Almoço da Exportação debate desafios da nova globalização

Almoço da Exportação debate desafios da nova globalização e celebra parceria com o Invest RS

O tradicional Almoço da Exportação, realizado nesta quinta-feira (22/05) na sede da Fecomércio RS, em Porto Alegre, reuniu lideranças do setor exportador gaúcho para debater o novo ciclo da globalização e seus impactos no comércio internacional. O evento, promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, teve como destaque a palestra do economista Marcos Troyjo, uma das maiores autoridades do país em comércio exterior. Na ocasião, também foi celebrada a assinatura de um acordo de cooperação entre  a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), por meio do Prêmio Exportação RS, e a Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Em sua fala, Marcos Troyjo fez uma análise profunda das transformações geopolíticas que estão moldando o comércio internacional. Para ele, a globalização atual é cada vez menos guiada pela eficiência e pelas cadeias globais de suprimento, e cada vez mais determinada por fatores políticos e estratégicos.

“Se há 20 anos, quem pilotava o avião da globalização era a eficiência, hoje quem está no cockpit é a geopolítica”, afirmou. Segundo Troyjo, a recente onda de medidas protecionistas dos Estados Unidos, como as tarifas aplicadas no início de abril, são um exemplo claro desse novo cenário.

Ele destacou que, apesar do ambiente internacional mais arriscado e volátil, o Brasil tem sido relativamente menos afetado, especialmente em setores como o agronegócio e a indústria agroalimentar. “O Brasil recebeu a tarifa mínima de 10% dos Estados Unidos, o que cria vantagens competitivas frente a países do Sudeste Asiático, como Vietnã, Tailândia e Bangladesh”, explicou.

O economista disse ainda que, “estamos vivendo um cenário de policrise, marcado por tensões geopolíticas, disrupções nas cadeias globais de valor e uma crescente onda protecionista. É um ambiente de maior incerteza, mas, paradoxalmente, mais favorável ao Brasil. A história nos mostra que o momento em que o Brasil mais cresceu foi justamente em um contexto de Guerra Fria, quando o mundo estava fragmentado, mas havia espaço para países como o nosso ampliarem sua presença no comércio internacional. Hoje, novamente, o Brasil reúne condições para se posicionar como um fornecedor confiável de alimentos, energia e soluções sustentáveis”, finalizou.

Para o  presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Rafael Biedermann Mariante, o encontro foi uma oportunidade importante para compartilhar conhecimento com o mercado e apoiar as decisões das empresas exportadoras aqui do Estado.” O nosso Conselho do Prêmio Exportação RS tem debatido, ao longo do ano, diversos cenários e riscos que impactam diretamente a economia e, especialmente, o setor exportador. Reforçamos o convite para o jantar do Prêmio, em agosto, onde vamos reconhecer empresas que, com muita resiliência, superam desafios e constroem histórias de sucesso”, comemorou.

Invest RS:  Além da palestra, o evento marcou a formalização de uma importante parceria entre Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), por meio do Prêmio Exportação RS, e a Invest RS. O acordo de cooperação visa promover a capacitação de alto nível para exportadores gaúchos, unindo esforços institucionais para fortalecer a inserção internacional das empresas do Estado.

“Estamos muito entusiasmados. O conteúdo que discutimos no Conselho ao longo do ano é extremamente relevante, e agora queremos que esse conhecimento chegue a mais empresas, ajudando aquelas que ainda não exportam a dar esse passo”, destacou o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS.

Ele explicou que a parceria busca criar uma oferta complementar de capacitação, sem substituir iniciativas já existentes. “Nosso foco é na qualificação, para incentivar mais empresas a exportar. Queremos agregar, não eliminar o que já vem sendo feito”, reforçou.

O documento foi assinado por Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS, Rafael Biedermann Mariante, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Leandro Pompermaier, presidente da ADVB/RS, e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br