A melhoria no atendimento à população passa necessariamente pela capacitação dos servidores e gestores que planejam e executam os serviços. Ao longo de 2024, a Escola de Gestão Pública (EGP) de Caxias do Sul realizou 269 atividades entre cursos, palestras e workshops, além de oportunizar a participação em visitas técnicas, seminários e congressos nas diversas áreas. Foram mais de 8 mil participações, num total que supera 44 mil horas de treinamento.
Caxias do Sul conta com aproximadamente 7 mil servidores, CCs e estagiários que atuam na administração direta e indireta. A EGP atua de forma estratégica proporcionando, além da realização das capacitações previstas em lei, como da área de segurança do trabalho, o acesso aos conhecimentos mais atualizados ou exigidos na sociedade como nas áreas de inteligência artificial, governança, liderança, inclusão e diversidade, sustentabilidade, entre outros.
Uma das últimas atividades do ano foi a capacitação “Liderança Ágil”, direcionada a servidores em cargos de liderança diante de suas equipes ou grupos de trabalho. No momento de avaliação desta capacitação, os participantes destacaram algumas palavras que traduziram a experiência vivenciada nestes meses: o curso proporcionou ferramentas, conexões e aprendizagem; novos olhares e perspectivas diferentes, bem como uma oportunidade para refletir sobre questões importantes que passam despercebidas ao longo da rotina.
Instituída em 2021, a EGP tem foco em atividades de formação, capacitação, aperfeiçoamento e ações especiais. Entre seus objetivos está a universalização dos programas de formação, abrangendo todos os servidores. Em diversas ações, atua em parceria com organizações de pastas que com estruturas direcionadas especificamente para atividades de suas pastas como o Núcleo Permanente de Educação em Saúde (Neps), da Secretaria da Saúde e a Escola Pública de Trânsito, da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
A EGP oferece cursos presenciais e online. Conta com estruturas viabilizadas pelo Município, bem como parceria com a Escola Federativa do Governo Federal. Viabiliza a contratação de instrutores externos, bem como incentiva e valoriza o capital intelectual de servidores que atuam nas diversas pastas.