Em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Sapiranga, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Sapiranga, Ademir Gerson Deitos, acompanhado por diretores da entidade, apresentou as principais iniciativas da CDL e a relevância do trabalho desenvolvido para o crescimento econômico da cidade. A participação da entidade na última terça-feira (25/03) foi uma oportunidade para ressaltar seu papel na representação dos comerciantes e na promoção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do comércio e ao apoio aos empreendedores locais.
Em sua saudação inicial, o presidente da CDL Sapiranga, Ademir Gerson Deitos, agradeceu à Presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Sra. Olivia Steigleder, e falou em nome da diretora de Relações Institucionais, Dra. Clarice Strassburger, destacando a importância do papel da entidade no município.
“Nosso compromisso é fortalecer ainda mais o comércio e o empreendedorismo locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Sapiranga”, afirmou Deitos, ressaltando o trabalho contínuo da entidade para gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população.
Fundada em 1972, a CDL Sapiranga tem se consolidado como uma das principais entidades representativas do setor no Rio Grande do Sul, com aproximadamente 1.000 associados. Além de defender os interesses do comércio, oferece uma série de benefícios, como acesso ao SPC Brasil, capacitação profissional, parcerias com cooperativas de crédito, entre outros. A nova sede da CDL, inaugurada em 2021, é uma das principais conquistas da entidade, conhecida como “a segunda casa dos associados”, cujo resultado foi conquistado devido ao trabalho de todas as diretorias e equipes, que atuaram na sua trajetória.
Como parte da manifestação a CDL Sapiranga tratou algumas bandeiras e premissas consideradas fundamentais para o fortalecimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Entre essas pautas, destacam-se a arrecadação justa e transparente, garantindo que os recursos coletados sejam revertidos de forma eficiente em benefícios para a sociedade. A segurança pública também é uma prioridade, com a criação de um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades comerciais. A entidade busca, ainda, o combate ao comércio ilegal, protegendo as empresas legalmente estabelecidas e promovendo um mercado competitivo e equitativo. Outro ponto importante é a revitalização de áreas urbanas e históricas, com o objetivo de tornar o município mais atraente e dinâmico. Além disso, a preservação ambiental é uma bandeira defendida pela CDL, com a promoção de práticas sustentáveis e a adoção de medidas eficazes de prevenção de desastres. A melhoria da mobilidade urbana e infraestrutura é considerada crucial para a eficiência logística e crescimento econômico, enquanto a inovação no varejo e a digitalização e desburocratização dos serviços públicos visam criar um ambiente mais moderno e dinâmico, estimulando o uso de novas tecnologias e soluções inovadoras no setor.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a CDL Sapiranga
Fundada em 23 de maio de 1972, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga (CDL) é uma entidade civil e sem fins lucrativos. Objetiva promover a união entre a classe lojista da cidade, proporcionando maior segurança no momento da concessão de crédito. A CDL Sapiranga busca solidificar-se cada vez mais no âmbito comercial do município, apoiando também o crescimento contínuo de pontos comerciais na cidade e a qualificação dos profissionais que trabalham nesta área. A entidade oferece uma ampla variedade de serviços aos seus associados, englobando ainda cursos e eventos direcionados às necessidades do comércio em geral. A CDL Sapiranga está vinculada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).