Crescimento de 13% no valor transacionado foi puxado por número recorde de expositores e de visitantes. Foto: Jeferson Vargas / Rádio Uirapuru

Expoagas 2025 encerra com R$ 795 milhões em negócios

Feira apresentou tendências e novos produtos que estarão nas gôndolas dos supermercados nas próximas semanas.

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, apresentou os resultados da Expoagas 2025 em coletiva de imprensa realizada hoje (21), na Carreta Agas, na Fiergs, em Porto Alegre. Repaginada e transformada em comparação à edição realizada imediatamente após as enchentes de 2024, no ano passado, a Expoagas 2025 encerra nesta quinta-feira (21), com números recordes de visitantes e de negociações transacionadas entre expositores e compradores. Promovida pela AGAS desde terça-feira (19) no Centro de Eventos Fiergs, o evento reuniu 576 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo, especialmente em áreas como maquinários, alimentos, bebidas e produtos de limpeza, em uma exposição que aproximou fornecedores, em sua maioria gaúchos, de empresas supermercadistas e de outros setores do comércio. Ao todo, 69 mil pessoas terão passado pelo evento até o seu encerramento, e o volume total de negócios movimentado nos três dias será da ordem de R$ 795,1 milhões – ambos números recordes.

Entre os visitantes, a participação varejista mais uma vez predominou, representando 77% do total. “O crescimento de 8% no público em relação à edição de 2024 deve-se a muitos fatores, como a chegada de novas indústrias expositoras, que convidam seus clientes para a feira, à necessidade crescente dos varejistas buscarem diferenciais para seus negócios, diante de uma concorrência cada vez mais forte, e o momento de transformação pelo qual o Estado passa, já que no ano passado muitas empresas haviam sido recentemente atingidas pelas águas”, rememorou Longo. A Expoagas 2025 recebeu, entre os inscritos, representantes de 7,8 mil empresas e profissionais dos 27 estados brasileiros e de nove países.

Novidades e tendências – Contemplada por duas novas áreas de exposição, que permitiram a participação de 88 empresas estreantes na feira, a Expoagas 2025 mais uma vez foi uma espécie de termômetro de tendências que deverão chegar aos supermercados gaúchos nas próximas semanas, além de ser palco para mais de 800 lançamentos. “Seguimos pleiteando a expansão dos pavilhões da Fiergs, que é a casa da indústria gaúcha. Nossa feira quer e precisa receber mais indústrias gaúchas entre os estandes, já que queremos fortalecer toda a cadeia. O supermercado é um setor que torce pelo sucesso de todos os outros. Nosso segmento está presente na vida de todos os gaúchos, por isso trouxemos o slogan “Tá na vida, tá no super, tá na Expoagas”, explicou Longo. Em 2025, as duas novas áreas foram criadas em espaços anexos ao pavilhão principal – um deles em um lonado climatizado, e o outro no foyer do Teatro da Fiergs, batizado de Área Summit.

Entre as tendências apontadas pela feira, destacam-se o volume significativo de novos maquinários apresentados para trazer praticidade à operação dos supermercados, como fatiadoras, embaladores e equipamentos de corte de alimentos; softwares de gestão e de controles de dados; e produtos alimentícios com apelo saudável, que têm ganhado espaço nas gôndolas do setor. “Mais uma vez, os expositores recordistas em vendas foram de setores como produtos de limpeza, energéticos e equipamentos, com empresas que historicamente preparam suas equipes de vendas com condições especiais aos clientes durante o evento”, apontou o dirigente da Agas.

Sorteios – Para alavancar os negócios concretizados durante a feira, a Agas promoveu diversos sorteios junto aos compradores que participaram do evento. Além de sortear um iPhone por dia na Área Summit, incentivando o fluxo de pessoas no espaço novo, a organização do evento sorteou seis notebooks entre os visitantes, e no encerramento da feira, às 19 horas desta quinta (21), o prêmio a ser sorteado é uma van Citroen Jumpy. Para participar, os visitantes têm que efetuar compras de pelo menos R$ 1 mil junto aos estandes. “O sorteio de prêmios através do sistema da Nota Fiscal Gaúcha nos permite incentivar o fechamento de negócios já na feira, possibilita um termômetro real do volume transacionado e dá luz a este programa muito importante da Secretaria Estadual da Fazenda, que estimula os clientes a cobrarem o seu cupom fiscal, combatendo a informalidade”, elogiou Longo.

Homenagens – Durante o jantar de abertura, na segunda-feira (18) na Casa NTX, a Associação outorgou o prêmio Supermercadista Honorário, concedida a personalidades que colaboram para o desenvolvimento do segmento varejista e da economia do RS, ao empresário e publisher porto-alegrense Nelson Pacheco Sirotsky, ex-presidente do Grupo RBS. “Ao homenagear a seriedade, a ética e o compromisso social que caracterizam Nelson Sirotsky, estamos celebrando toda a imprensa, que assim como os supermercados faz parte da vida de todos os gaúchos. O Troféu Supermercadista Honorário está em excelentes mãos, já que nosso homenageado e sua empresa têm uma relação estreita e histórica com nosso setor”, justificou o presidente da entidade.

O encontro também foi palco de reinvindicações do setor supermercadista, sobretudo em pautas como a possibilidade da venda de medicamentos isentos de prescrição médica em supermercados e a redução da taxa de juros, visando reduzir o endividamento dos consumidores. “Precisamos de um consumidor fiscalista e com liberdade de mercado, com mais renda e movimentando toda a economia. O supermercado é uma ponta importante da cadeia onde convergem setores como o da indústria, produtores rurais e canais distribuidores”, observa o dirigente. Ainda no jantar, a Agas encerrou o caixa angariado pelo projeto Ajuda Sul, criado pela Associação para apoiar a reconstrução do RS após as cheias de 2024. “Foram mais de R$ 2,5 milhões destinados à retomada, e deste total, aportamos os últimos R$ 200 mil ao Hospital de Pronto Socorro, que salva milhares de gaúchos por mês e necessita de novos equipamentos e reformas”, concluiu Longo.

Na terça-feira (19), antes das palestras magnas, a Agas homenageou também as empresas que participaram como expositoras da primeira edição da Expoagas, em 1983. São elas a Frigorífico Excelsior, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Cooperativa Vinícola Aurora, Águas Minerais Vontobel, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar

Grandes nomes e conhecimento técnico – Entre os palestrantes da 42ª edição da Expoagas, destacaram-se nomes como o cantor Rogerio Flausino, o velejador Lars Grael, o conferencista João Branco, o ator Miguel Falabella, o ex-jogador Dunga e o economista Ricardo Amorim, além de uma série de programações técnicas com especialistas em temas centrais da gestão e operação varejista. “Enquanto o comprador está na feira negociando, o gestor de RH está em uma palestra, a diretora está em outra e o operador de loja em uma terceira. A Expoagas é isso, um encontro de capacitação e de muitos subeventos dentro da programação geral”, observou Longo.

Agas Jovem e Agas Mulher – Em 2025, além de trazer ao Estado representantes dos 50 maiores supermercados do Brasil e das 27 Associações Estaduais de Supermercados, a Agas promoveu o terceiro Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que reuniu 140 sucessores de nove estados brasileiros para debaterem lideranças e conceitos de gestão em varejo no Hotel Vila Ventura, em Viamão. No encontro, o grupo mobilizou a Associação Brasileira de Supermercados para a criação do Abras Jovem, núcleo de sucessores da entidade nacional. “Foram dias riquíssimos de aprendizado e integração, em que demos o pontapé inicial para ajudar a construir a sucessão e o futuro das empresas do setor e da nossa entidade-mãe”, explicou Roberta Barreto, presidente do Agas Jovem. Na programação do núcleo Agas Mulher, a influencer Karol Babadeira trouxe dicas de gestão de marketing digital e congregou centenas de lideranças femininas no Teatro da Fiergs, quarta-feira (20). “Nosso grupo está muito unido e mostrando a força da mulher supermercadista, com encontros mensais ao longo do ano e esta programação especial durante a Expoagas. O Agas Mulher foi reacendido em 2025 e já é uma realidade no setor supermercadista brasileiro”, comemorou a presidente do núcleo, Agnes Passos.

Gestão da Agas – A partir de 1º de setembro, a Associação Gaúcha de Supermercados terá o comando de Lindonor Peruzzo Jr. na presidência, supermercadista de Bagé e ex-presidente do Agas Jovem. A nova diretoria que assume a entidade terá o atual presidente, Antônio Cesa Longo, como conselheiro superior, além de outros diretores que integram a gestão que está à frente da Agas na Expoagas 2025. “Além da feira, a Associação tem uma responsabilidade muito grande ao participar de pautas estratégicas e representar um setor que está na vida de todos os gaúchos. Por isso, ao desejarmos muita sorte e manifestamos nosso apoio ao futuro presidente, colocando nossa experiência à disposição para contribuir em sua gestão”, explicou Longo.

A Expoagas 2026 ocorrerá em agosto do próximo ano, ainda com local a definir – segundo o futuro presidente da Associação, as negociações para a renovação com o Centro de Eventos Fiergs devem iniciar ainda nesta semana.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br