No último dia da Expoagas 2025 (21), o vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino, subiu ao palco do Teatro da Fiergs, em Porto Alegre, para falar sobre a trajetória da banda. O palestrante contou como os fãs do Rio Grande do Sul foram importantes para a ascensão do grupo no início da carreira em 1997. “A gente recebeu um telefonema de um cara aqui do estado que falou que queria nos contratar para fazer alguns shows. Eu perguntei: ‘quantos shows?’. E ele falou: ‘ah, uns vinte'”, comentou.
O cantor mencionou, ainda, que o álbum “Oxigênio”, lançado em 2000, foi muito criticado pela imprensa, o que prejudicou a agenda de shows. Ele relembra que o Rio Grande do Sul continuou apoiando a banda. “Aqui a gente continuava com vida. Fizemos um grande show de lançamento desse disco no Anfiteatro Pôr do Sol. Foi maravilhoso”, relatou.
Flausino explicou como a persistência em passar a mensagem do álbum transformou a música “Dias Melhores” em um símbolo de esperança. Ele afirmou que fica feliz por ela ter sido usada para motivar as pessoas em momentos difíceis, como a pandemia e as recentes enchentes. “É um orgulho ter feito a música sem a menor pretensão de que ela pudesse servir para este tipo de coisa”, disse.
O vocalista terminou a palestra cantando trechos das suas composições e agradecendo novamente ao público gaúcho. “Obrigado pelo tanto que vocês nos ajudaram. Nos abraçaram como se fôssemos gaúchos. E somos. Somos mineirúchos”, finalizou.