Vice-presidente regional, industrial Jairo Zandoná disse que é momento de fortalecer a região. Foto: Dudu Leal

FIERGS: compras de produtos gaúchos e formação de jovens são prioridades do norte gaúcho

Rota FIERGS realizado em Passo Fundo, nesta quinta-feira (14), reuniu representantes da entidade, indústrias, sindicatos e autoridades para debater demandas locais

O estudo de alternativas jurídicas e a articulação junto aos governos estadual e municipais para potencializar compras públicas de indústrias gaúchas é a principal demanda de indústrias da Região Norte para atuação do Sistema FIERGS. Incentivo à educação técnica, promoção da digitalização, apoio ao porto de Arroio do Sal e implantação de escola de formação para construção civil completam a lista de prioridades eleitas durante a realização de mais uma edição do Rota FIERGS, programa de interiorização da entidade que reuniu nesta quinta-feira (14), em Passo Fundo, representantes da Federação, industriais, líderes sindicais e autoridades para debater e elencar as principais demandas do setor.

“A Região Norte é um exemplo do potencial que precisamos valorizar. Com grande diversidade produtiva, esta região demonstra como a união de variados setores estimula a economia”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltando que o norte gaúcho tem se consolidado como um dos grandes polos de inovação e tecnologia.

Conforme divisão adotada pela FIERGS, a Região Norte é composta por 88 municípios, como Passo Fundo, Erechim, Marau e Carazinho, e abriga mais de 4,8 mil fábricas (9,2% das 52 mil empresas do setor no Rio Grande do Sul). Segundo o último levantamento do Observatório da Indústria, o setor é responsável por gerar mais de 68 mil empregos formais.

Esta edição do Rota também marcou a celebração dos 88 anos da FIERGS. Bier exaltou esse importante marco na história da Federação e reforçou o compromisso de representar a voz das 52 mil indústrias do Rio Grande Sul, responsáveis por mais de 855 mil empregos, fomentar negócios e estimular a inovação. “Mais que uma entidade, a FIERGS é um pilar da economia gaúcha”, concluiu.

Ponto alto do Rota FIERGS, definição de prioridades regionais se dá por meio de uma dinâmica na qual os participantes do evento debatem, em grupos, suas prioridades. Após, esses pontos são apresentados ao público geral. Em Passo Fundo, 10 demandas foram colocadas e, dessas, cinco eleitas em votação como as mais prioritárias pelas mais de 100 pessoas que participaram da atividade:

Estudo de alternativas jurídicas e articulação junto aos governos estadual e municipais para potencializar compras públicas de indústrias gaúchas, a exemplo de uniformes escolares.

Desenvolver projetos para fomento do interesse dos jovens em formação em áreas técnicas e na formação formal.

Promover a automação e digitalização nas indústrias, através da promoção de crédito facilitado para micro e pequenas empresas e desenvolvimento de projetos.

Atuar junto aos órgãos públicos para implantação do porto de Arroio do Sal.

Implantação de escola de formação de profissionais da construção civil em Passo Fundo.

Com esses pontos definidos, a estrutura técnica especializada do Sistema FIERGS vai atuar, buscando, assim, auxiliar na promoção do desenvolvimento e da competitividade industrial da Região Norte.

POTENCIALIDADE REGIONAL

Vice-presidente regional da FIERGS na Região Norte, o empresário Jairo Zandoná destacou a aproximação com os diversos segmentos industriais gaúchos, proporcionada pela interiorização, como fundamental para fomentar parcerias que acelerem a formação de mão de obra qualificada para a indústria local. “É hora de fortalecer o Norte, essa região é o motor do nosso Rio Grande”, afirmou.

“Educação e desenvolvimento econômico devem andar juntos. Não existe economia sem aqueles que colaboram para a sua manutenção. Fico feliz em saber que a Federação compartilha dessa visão e incentiva a capacitação de novos talentos”, avaliou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, que exaltou a chegada do evento à cidade e o potencial da região nos últimos anos, em especial na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Almeida lembrou que o programa Escola das Profissões, uma iniciativa municipal executada em parceria com o Senai-RS e outras entidades do Sistema S, já se consolida como uma solução para esse gargalo, tendo formado mais de 4 mil jovens, dos quais 1,3 mil estão empregados.

ESTRUTURA À DISPOSIÇÃO

A diretora executiva e de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, apresentou a governança da entidade, destacando o protagonismo da área técnica e dos sindicatos nos bons resultados do primeiro ano da gestão de Claudio Bier. Ela ressaltou o “desencastelamento” da FIERGS, acrescentando que “nosso trabalho é, e sempre será, defender os interesses da nossa indústria”.

A diretora-geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, detalhou o investimento de aproximadamente R$ 3,3 milhões na atualização tecnológica das unidades Senai de Erechim, Carazinho e Marau. Também informou que a entidade busca parceiros para a criação de um Espaço de Saúde do Sesi em Erechim. Susana detalhou, ainda, a divisão do estado em 10 regiões, seguindo o modelo da FIERGS, e compartilhou as metas e estratégias da atual gestão.

Finalizando as apresentações, o economista-chefe do Sistema FIERGS, Giovani Baggio, trouxe um levantamento, elaborado pela Unidade de Estudo Econômicos (UEE) da entidade, sobre o perfil econômico, o desempenho industrial recente e as perspectivas para a região.

O próximo encontro do Rota FIERGS será realizado no sul do estado, no final de setembro. Iniciada em maio, a imersão já ocorreu nas regiões Vale do Sinos, Encosta da Serra, Vale do Taquari, Noroeste e Central.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br