Nesta semana – semana de South Summit Brazil 2025 – o Instituto Caldeira promove os lançamentos das novas edições de três de suas iniciativas: os programas Conecta e Invest Match, voltados para startups, e a disciplina eletiva Ecossistemas de Inovação, dedicada a alunos do ensino básico. Os lançamentos fazem parte de uma extensa agenda de atividades promovida pelo hub ao longo da semana do South Summit Brazil.
Conecta abre nova rodada com desafios de grandes empresas
O primeiro anúncio da semana aconteceu na segunda-feira, com o lançamento da nova edição do Conecta, programa de inovação aberta do Instituto Caldeira. Este ciclo conta com a participação das empresas Renner Hermann, SLC Agrícola, Web Continental, John Deere e Sicredi, que apresentarão desafios reais a serem solucionados por startups de todo o Brasil.
Criado para promover conexões efetivas entre corporações e startups, o Conecta segue uma metodologia estruturada. O processo começa com um workshop com os times das empresas para detalhamento dos desafios, seguido pela abertura de chamada pública. Além das startups que se inscrevem espontaneamente, o time do Caldeira realiza um trabalho ativo de startup hunting, buscando soluções aderentes no ecossistema. Na fase seguinte, ocorre o pitch day, quando as startups selecionadas apresentam suas soluções a representantes das empresas. Ao final, o Caldeira acompanha o processo de conexão e avanço das negociações entre as partes.
Com quatro ciclos anuais, o Conecta busca aproximar grandes empresas da Comunidade Caldeira a startups de todo o mundo. Entre as empresas que já participaram de edições anteriores estão Braskem, Gerdau, Vibra Agroindustrial, Arena do Grêmio, Grupo Equatorial e Unimed Porto Alegre.
Invest Match aproxima startups gaúchas e investidores
Na terça-feira de manhã, foi apresentado o novo ciclo do Invest Match, programa correalizado com o Sebrae e com o apoio do Badesul e BRDE para facilitar o acesso de startups em crescimento a investidores. A iniciativa é voltada a startups operacionais, com sede no Rio Grande do Sul, faturamento recorrente, clientes ativos e que estejam em busca de capital para acelerar seus negócios. Os valores dos aportes podem variar de 500 mil a R$ 5 milhões.
O Invest Match oferece uma jornada estruturada que prepara os empreendedores para o processo de captação. Esse ano serão 15 encontros de mentorias coletivas e masterclasses, incluindo temas como projeções financeiras, valuation, governança e due diligence. As startups são orientadas a organizar seu data room, conjunto de informações fundamentais para investidores, e participam de sessões de mentoria e treinamento de pitch com fundos de investimento. Após a fase de preparação, as startups têm acesso a um matchmaking exclusivo com investidores e a oportunidades de crédito e subvenção via programas como Finep e Sebrae.
O programa conta com parceiros como Reginp, Pacto Alegre e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, South Summit, e Numerik (operadora do programa). Neste ano, o Caldeira prevê um roadshow por quatro regiões do estado, passando por Pelotas, Lajeado, Passo Fundo e Caxias do Sul, para sensibilizar um número ainda maior de startups no Rio Grande do Sul.
“O Invest Match é uma iniciativa que reforça o compromisso do Caldeira com o desenvolvimento do ecossistema de startups gaúcho, proporcionando a conexão com investidores, essencial para alavancar esses negócios”, destaca Mariana Bertiz, Coordenadora de Inovação do Instituto Caldeira.
Educação empreendedora: disciplina eletiva ganha segunda edição
Já na sexta-feira, dia 11 de abril, às 14h, a agenda de lançamentos continua com o anúncio da segunda edição da disciplina eletiva Ecossistemas de Inovação, parte da plataforma de educação do Instituto Caldeira. Voltada a escolas privadas membros da comunidade do hub, e com 25 horas de carga horária, a disciplina tem como objetivo ampliar os horizontes dos alunos sobre o universo da inovação e proporcionar uma experiência prática de conexão com o ecossistema. A proposta é que os estudantes compreendam os processos de inovação nos negócios, desenvolvendo competências essenciais para a nova economia, como aprendizagem contínua, atitude empreendedora, colaboração, ambição e antifragilidade.
A primeira edição da disciplina foi realizada em 2024, com escolas como Rosário, Monteiro Lobato, Farroupilha e Israelita, e teve origem no chamado Dia D Interescolas, que reuniu cerca de 90 alunos no instituto. A receptividade da iniciativa levou à construção da disciplina em formato contínuo. “O Instituto Caldeira entende que a formação para a nova economia começa cedo, conectando jovens ao ambiente real de inovação e estimulando a mentalidade necessária para os desafios do futuro”, diz Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira.