Chamada Cross Global Innovation, a estratégia busca tornar o RS mais aberto e globalmente competitivo
A Invest RS e o Instituto Caldeira assinaram, nesta terça-feira (9/4), primeiro dia do South Summit 2025 em Porto Alegre, um termo de engajamento com o objetivo de facilitar a cooperação e desenvolver ações conjuntas entre as duas instituições. A estratégia comum, que também recebeu apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), vai se chamar Cross Global Innovation e terá o intuito de tornar o Rio Grande do Sul mais aberto e globalmente competitivo. O governo gaúcho é correalizador do South Summit Brazil.
Por meio do projeto, que está aberto à adesão de outras instituições a fim de ampliar o leque de conexões e colaboração, a Invest RS e o Instituto Caldeira se comprometem a identificar estrategicamente empresas para investir no Estado, promover missões internacionais conjuntas e organizar ações de soft landing e rodadas de negócio com o ecossistema local de inovação, entre outras iniciativas.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, afirmou que o termo irá permitir que o Estado se posicione ainda mais estrategicamente com uma perspectiva de inserção no mercado global. “O que estamos fazendo é um verdadeiro manifesto de posicionamento do Rio Grande do Sul. Estamos indo atrás das oportunidades onde elas estão e sabemos que temos todas as condições de atrair investimentos, mas precisamos nos tornar mais conhecidos. Esta iniciativa é colaborativa e vai tornar ainda mais robustos os nossos esforços de articulação global”, disse Prikladnicki.
O CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, destacou os talentos que o Rio Grande do Sul tem e estimula. “Temos estrutura apropriada para desenvolver parcerias e alianças e promover o nosso Estado como porta de entrada para investimentos”, afirmou Valério.
A Invest RS é uma agência de desenvolvimento que opera como ferramenta do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, anunciado pelo governo do Estado em outubro de 2024. Atua em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), demais órgão de governo e sociedade. A instituição está estruturada para oferecer serviços de inteligência de mercado e apoio a investidores e exportadores, com o objetivo de acelerar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul.
Texto: Alexandre Elmi/Ascom Invest RS
Edição: Secom