eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-5
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Correalizado pelo governo do Estado, o evento global de inovação chega à 4ª edição com foco em resiliência e sustentabilidade. Foto: Vitor Rosa/Secom.

Na abertura do South Summit Brazil 2025, Leite destaca a capacidade de superação do RS

O Cais Mauá, em Porto Alegre, está novamente aberto para o South Summit Brazil (SSB) 2025. Depois de um dia intenso de programação, a cerimônia oficial de abertura ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (9/4), no palco Arena Stage, com a participação do governador Eduardo Leite. Correalizado pelo governo do Estado, o evento global de inovação chega a sua quarta edição com foco em resiliência e sustentabilidade.

O governador disse que a edição de 2025 é especialmente significativa por ocorrer em um momento de reconstrução do Estado depois da enchente de 2024. “O South Summit é um evento que aponta para o futuro. Todas as edições são impactantes, mas esta tem um caráter especial porque toda essa área do cais, no ano passado, foi invadida pela água”, lembrou.

“Ver essa capacidade de reconstrução e a mobilização para estarmos aqui novamente este ano, recebendo dezenas de milhares de pessoas de diversos países, é algo que nos deixa muito estimulados. No ano passado, o Brasil e o mundo olharam para o RS pela dor que sentimos, e agora podem olhar para a nossa capacidade de resistir, reconstruir e seguir em frente”, observou.

O governador também destacou as conexões geradas pelo evento. “Vivemos em um mundo em transformação e estamos sediando neste momento um dos maiores eventos de inovação do continente, que vai debater temas importantes como inovação para resiliência climática. É também uma grande plataforma de conexões entre academia, startups e fundos de investimento, criando grandes oportunidades de bons negócios e alavancando projetos inovadores para quem investe e empreende no Rio Grande. Este South Summit Brazil expressa a força dos encontros para buscarmos construir conjuntamente um futuro melhor”, enfatizou.

Antes da solenidade de abertura, o governador apresentou, também no Arena Stage, um painel que tratou de inovação para a reativação econômica do RS e de resiliência. Leite destacou a inovação como estratégica dentro do Plano Rio Grande para a reconstrução do Estado, presente na capacidade de preparação e resposta às emergências, no diagnóstico de eventos climáticos extremos, nas formas de reconstrução e na resiliência da infraestrutura.

“Nosso compromisso é fazer o Rio Grande do Sul mais forte e capaz de suportar futuros eventos climáticos. E queremos que a sociedade se aproprie dos projetos para que possam demandar dos próximos governos para que não haja um eterno recomeço, mas sim uma continuidade pela resiliência e pelo fortalecimento do Rio Grande do Sul”, salientou Leite.

O South Summit Brazil 2025 vai até sexta-feira (11/4) e conta com sete palcos, nos quais ocorrem diversos painéis e apresentações. O público poderá acompanhar mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Um dos palcos é o RS Innovation Stage, espaço do governo estadual no evento. Pela primeira vez, toda a programação do Executivo estadual está sendo transmitida ao vivo pelo canal oficial do governo gaúcho no YouTube. As discussões vão desde transformação digital e inteligência artificial até estratégias de resiliência e desenvolvimento sustentável.

O Marketplace do SSB 2025 reúne expositores de diversas áreas, com foco na geração de conexões e na prospecção de novos negócios. O governo do Estado está presente nele com um estande global, voltado à apresentação de serviços e à interação com o público. O espaço também permite ao público conhecer soluções inovadoras em desenvolvimento da administração pública estadual.

Além disso, conta com outros 30 estandes menores, destinados à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), aos ecossistemas regionais de inovação, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e à Central Única das Favelas (Cufa-RS).

Outra novidade é o Viva o RS Boat, iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e a Wine Locals. A proposta oferece uma experiência imersiva e exclusiva para convidados no Cais Embarcadero, levando os sabores e os vinhos do Rio Grande do Sul a bordo.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br