eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-5
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Rafael Prikladnicki (E), Ernani Polo e Marcelo Baumbach - Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec.

Nova ordem econômica mundial foi tema de painel promovido pela SEDEC e pela Invest RS

Convidado para o debate, o diplomata Marcelo Baumbach falou sobre oportunidades para o Brasil no cenário internacional

Em uma programação especial do South Summit Brasil 2025, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, participaram do painel “A nova ordem econômica mundial”, que ocorreu na quinta-feira (10/4). O diplomata e chefe do escritório de representação do Itamaraty no Rio Grande do Sul, Marcelo Baumbach, foi o painelista convidado. Ele falou sobre os reflexos das novas estruturas políticas, econômicas e de poder dos países. O evento foi acompanhado por representantes de consulados.

Prikladnicki abriu o evento falando do trabalho realizado pela Invest RS com o objetivo de atrair investimentos e prospectar mercados para os produtos gaúchos, ressaltando a parceria com a Sedec. Ele pontuou que os desafios que o mercado internacional vem apresentando podem significar grandes possibilidades para o Rio Grande do Sul. “Temos uma equipe muito qualificada mapeando as oportunidades de negócios. Vamos rodar o mundo apresentando o Estado, ouvindo o que o governador chama de rumores de investimento para atrairmos essas possibilidades”, afirmou.

Polo iniciou sua fala destacando a importância da presença do embaixador Baumbach, uma vez que ele é uma conexão com as relações internacionais. Ele também ressaltou: “Temos uma ótima relação com diversos países, que fica explícita quando viajamos para as missões internacionais. Os produtos e a expertise gaúcha são valorizados no mundo todo e cada vez mais players estrangeiros consideram o ambiente de negócios do Rio Grande do Sul como atrativo”.

Baumbach apresentou um panorama do que está acontecendo no mundo hoje, pontuando que as crises são produto de escolhas equivocadas. “O Brasil, diante da atual ordem econômica, tende a não ser tão prejudicado, mas temos vulnerabilidades no nosso processo comercial, o que pode causar recessão”, explicou. Ele citou a guerra comercial que envolve dois grandes parceiros do Brasil – China e Estados Unidos – ressaltando que o país pode se beneficiar em “algumas brechas”, como na produção de grãos, uma vez que os produtores americanos podem ser tarifados.

“As relações com a China, que vem crescendo e ocupando cada vez mais espaços, se apresentam como uma grande oportunidade neste cenário”, disse. O desafio, segundo o diplomata, é ter como principal parceiro comercial apenas um país, ou seja, depender de um único mercado. Para ele, isso é um ponto que precisa ser revisado.

O SSB vai até sexta-feira (11/4), no Cais Mauá, em Porto Alegre. Pelo quarto ano consecutivo, o governo do Estado é correalizador do evento. A programação completa do RS Innovation Stage, palco do Executivo estadual no SSB 2025, pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube.

Texto Ascom Sedec
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br