Foto: divulgação

Parcerias estratégicas e educação são destaques no Brazilian Week, em Nova York

A missão oficial contou com a participação de representantes do Governo Estadual, lideranças empresariais e setoriais, em um esforço conjunto para apresentar o potencial econômico e tecnológico do Estado no principal centro financeiro do mundo. A InvestRS, agência estadual de atração de investimentos, liderou a organização do RS Day, evento de destaque realizado no tradicional hotel The Plaza, que posicionou o Rio Grande do Sul como destino estratégico para investimentos internacionais, com painéis voltados aos setores de energia, agronegócio, infraestrutura e tecnologia.

“Buscando gerar mais competitividade para o nosso país e estado – parte do nosso core como instituição – tivemos a oportunidade de estar em Nova York articulando uma série de agendas estratégicas para impulsionar a inovação e a qualificação profissional”, afirma Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira.

Um dos marcos mais concretos da missão foi a formalização de uma parceria entre o governo do Estado, a Salesforce e o Instituto Caldeira, com apoio da Secretaria de Inclusão Digital. O acordo prevê a capacitação de até 1,5 milhão de gaúchos em Inteligência Artificial, por meio do uso gratuito da plataforma Trailhead, da Salesforce.

“Nos colocamos à disposição como um dos operadores dessa iniciativa, aproveitando a experiência acumulada com o programa Geração Caldeira, que já capacita e emprega jovens na nova economia“, destaca Valério.

A missão também consolidou os avanços das articulações com a IBM, especialmente em projetos voltados à formação de jovens em computação e tecnologias emergentes. A empresa manifestou ainda interesse em apoiar o desenvolvimento de ferramentas preditivas para desastres climáticos, com aplicação potencial em planejamento urbano e proteção ambiental.

Estreitamos relacionamentos com parceiros internacionais, identificamos oportunidades de novas tecnologias e agora voltamos ao Brasil com a energia para colocar em prática esses movimentos estratégicos.

Outro ponto de destaque foi a visita inédita da comitiva gaúcha à sede da OpenAI, criadora do ChatGPT. O Instituto Caldeira participou das discussões sobre o uso ético e eficiente da Inteligência Artificial no setor público, reforçando seu compromisso com a integração entre conhecimento aplicado, inovação aberta e interesse coletivo.

A agenda reforçou o papel do Caldeira como plataforma de conexão entre governo, academia e iniciativa privada, contribuindo para que o Estado se mantenha na vanguarda da transformação digital no país.

A missão ocorreu em um contexto de reconstrução do Rio Grande do Sul, após os efeitos devastadores de eventos climáticos extremos em 2024. A presença do Caldeira nesse cenário demonstrou que a reconstrução do Estado passa, necessariamente, pela aposta em conhecimento, tecnologia e redes colaborativas. O foco em capacitação e parcerias internacionais evidencia uma visão de futuro em que inovação não é apenas um diferencial, mas um vetor essencial de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br